Dicas De Segurança - Gás

Segurança em casa

O gás natural é uma fonte de energia segura. Mas é necessário que instalações e equipamentos estejam em ordem para evitar vazamentos, por exemplo. Siga algumas dicas e garanta sua segurança.

Sua casa sempre segura com gás natural

Hornilla fuego medio transparente
Optar pelo gás natural em sua residência é garantia de qualidade de serviços, conforto e segurança.
Para que seus equipamentos de gás natural funcionem da maneira mais limpa e correta, evitando vazamentos e danos, é preciso seguir atentamente as instruções de uso dos equipamentos e realizar a manutenção das instalações sempre que necessário.

Conheça algumas dicas para que instalações e equipamentos durem mais e trabalhem de forma eficiente:

  • Não utilize as tubulações de gás com suporte de outros objetos.
  • Não submeta as tubulações de gás ao contato com cabos elétricos.
  • Não coloque materiais inflamáveis ou corrosivos próximo às tubulações.
  • Feche o registro de gás após a utilização dos aparelhos.
  • Feche a válvula do medidor de gás caso se ausente de sua residência por vários dias.
  • Não obstrua as áreas de ventilação.
  • Se a chama de gás natural apresentar uma coloração amarelada ou estiver oscilante, é sinal de falha na combustão. Providencie o reparo imediato.
  • Na cozinha, a conexão dos fogões à instalação de gás natural, deve ser feita em tubo flexível metálico, conforme norma NBR 14177. A instalação necessita de um registro de gás em local de fácil acesso. Para evitar o desgaste do tubo, que pode provocar vazamento de gás, o mesmo não deve estar em contato com superfícies quentes e as conexões devem estar em boas condições e bem apertadas.
  • Se houver falta de gás natural, por motivo diferente de corte, siga as instruções do fabricante para a abertura das válvulas, caso o fornecimento não seja restabelecido, contate o serviço de emergência autorizado.
  • Se sentir cheiro de gás, chame imediatamente a assistência técnica autorizada.

 

Ventilação de ambientes

Veja alguns conselhos práticos para manter uma boa ventilação nos locais onde estão instalados os equipamentos a gás.

Circulação de ar garante segurança

Os ambientes onde funcionam aparelhos a gás devem ser bem ventilados - conforme norma brasileira NBR 13103 - pois, na queima do gás, o oxigenio é consumido. Por este motivo, janelas e basculantes devem ser mantidos livres dos obstáculos que impeçam a renovação do ar.

Outro cuidado importante é manter uma área superior aberta, acima de 1,5m do piso, com no mínimo600cm². Na parte inferior, também deve haver ventilação. Esta pode ser através de um corte de 3 cm na porta ou instalação de veneziana com área mínima de 200 cm², abaixo de 0,80m do piso.
Ver imagem no tamanho completo 

Que fazer se sentir cheiro de gás

O Gás natural não tem cheiro. Mas ele é quimicamente odorizado, para que em caso de escapamento seja facilmente identificado. Saiba como proceder em caso de escapamento.

Está sentindo cheiro de gás?

Estufa con humo verde
Chame a assistência técnica imediatamente ou ligue para nossa Central de Urgência 0800 0240197. Então, não acione interruptores nem aparelhos elétricos. Mantenha portas e janelas bem abertas. Feche os registros dos aparelhos a gás e do medidor, não abra até que o defeito seja reparado.

Segurança das instalações internas

Quando o assunto é segurança, o gás natural tem nota máxima. Mas para garantir a eficiência, é importante que as regras de instalações e equipamentos sejam rigorasamente seguidas.

Segurança interna

Familia de cuatro miembros en la cama
Assim como cuidamos das ligações elétrica e de água em nossas residências, existem também cuidados especiais a serem tomados com as ligações de gás, seja em casa ou apartamento. Tubulações, uniões e conexões por onde passa o gás natural devem estar sempre em boas condições de conservação.
Os ambientes onde funcionam aparelhos a gás devem ser bem ventilados - conforme norma brasileira NBR 13103 - pois, na queima do gás, o oxigenio é consumido. Por este motivo, janelas e basculantes devem ser mantidos livres dos obstáculos que impeçam a renovação do ar. Considere essa norma ao redecorar seu banheiro ou área de serviço, evitando que estas saídas de ar sejam bloqueadas.

Os aquecedores e boilers, além da ventilação permanente, necessitam de uma chaminé para a condução do monóxido de carbono ao exterior, por um terminal externo tipo "T", para evitar o retorno do gás ao interior do ambiente.

Revisão periódica das instalações

É preciso estar atento ao prazo de manutenção das suas intalações e equipamentos a gás natural canalizado.

Manutenção preventiva

familia
Apesar de serem extramamente seguras, as instalações e os equipamentos de gás natural devem ser inspecionados, regularmente, a cada dois anos, pelo menos. Tal vistoria é uma obrigação do consumidor para evitar danos futuros e assim, garantir a eficácia e segurança da utilização do gás natural. As condicões de queima e exaustão dos equipamentos devem ser verificadas, na constatação de qualquer problema, o reparo deve ser imediato.

Segurança no uso

O uso consciente do gás natural, além de garantir mais eficiência é também sinônimo de mais segurança em casa.

Fonte de energia segura

Tubulação
Por ser mais leve que o ar, o gás natural se dissipa com facilidade. Os locais adaptados para o gás natural são vistoriados seguindo as principais normas de segurança brasileiras para uso de gás canalizado.
No entanto, é importante que o consumidor esteja sempre atento as condições do equipamento e a sua utilização seja cautelosa para evitar acidentes. A cada dois anos, instalações e equipamentos a gás devem ser vistoriados.
Na ocorrência de qualquer problema, como vazamento ou desgaste, por exemplo, o reparo deve ser imediato.

Odorizante químico para facilitar detecção de vazamentos

Fotografía de una hornilla con gas saliente de color azul
Apesar de não ser um elemento tóxico, o gás natural contém monóxido de carbono – produto da combustão de combustíveis fósseis que na ausência de uma ventilção adequada, se acumula e pode ser tóxico aos seres humanos e animais.

Por isso, o gás natural que não tem cheiro, recebe um odorizante químico que tem um odor característico para que possa ser detectado facilmente em caso de vazamento.

Mas, quando as condições de ventilação e o estado de manutenção dos aparelhos a gás estão em ordem, a utilização do gás natural em casa, não representa riscos ao organismo.

A Ceg, Ceg Rio e Gas Natural Fenosa São Paulo contam com um Centro de Atendimento a Urgências, assim como um telefone gratuíto 24 horas através dos quais presta atendimento permanente e rápida resposta às urgências que venham a ocorrer em nossas redes de distribuição.

As empresas também fazem inspeções regulares em todas as redes e instalações nas ruas das cidades.

Fonte:https://www.gasnaturalfenosa.com.br/br/servicos+de+gas+rio+de+janeiro/para+a+sua+casa/o+gas+natural/1297092023871/normas+de+seguranca.html 

Chame no WhatsApp 21-996684004 https://whats.link/gasistaphdgas  

Postagem em destaque

Conversão Fogão -RJ- Gás de Rua-Gás Botijão

• Conversão de gás Fogão para Gás Natural Da Ceg ou Glp Brastemp, Continental, Cônsul, Electrolux • Manutenção de Fogão industrial • Const...